domingo, 13 de janeiro de 2013

Como Configurar Roteador Linksys WRT54G



Muito bem pessoal, primeiro post então vou começar com um clássico da Linksys: WRT54G

Principais Vantagens: 

  • Rede wi-fi muito estável
  • Excelente alcance wireless

Pricipais Desvantagens:

  • Trabalha em norma G, ou seja, tem velocidade de transmissão de apenas 54 Mpbs.
  • Perde configuração com facilidade

Configuração

Primeiramente verifique que modo de conexão à internet você possui, conectando o computador ao modem de seu provedor.
Por exemplo: se seu provedor é Oi/Velox ou Speedy/Vivo, provavelmente você tem uma conexão ADSL, exigindo autenticação com um nome de usuário e senha.
Por outro lado se seu provedor é Netvirtua ou GVT, então você recebe a internet de forma "automática", ou seja, uma conexão DHCP. (Falaremos sobre modos de conexão à internet mais adiante...)

Outra coisa importante a se fazer ainda conectado ao modem, é verificar qual endereço IP ele possui. Caso esse IP seja 192.168.1.1, será necessário fazer a mudança de IP do router da Linksys, já que ele vem de fábrica com essa mesma numeração.

Como verificar endereço IP

Com o computador conectado ao modem, pressione as teclas  + R e no Executar que se abrirá, digite CMD e pressione enter. Isso abrirá o famoso prompt de comando.
No prompt, digite IPCONFIG e pressione enter.

Abaixo de IPCONFIG aparecerão as informações dos adaptadores de rede, sendo que a única que nos importa no momento é a Ethernet adapter Local Area connection, ou em português: Adaptador Ethernet Conexão Local.



Verifiquem o Gateway Padrão (Default Gateway), pois esse é o endereço do dispositivo.


Verificado o endereço do modem, conecte o computador ao Roteador WRT54G e repita o processo de verificação de IP pelo IPCONFIG.
Após descobrir o endereço IP do router, abra seu navegador e digite na barra de endereços a mesma numeração do Gateway Padrão. 

Página de Configuração

Após digitar o endereço do router, por exemplo: 192.168.1.1, aparecerá uma tela de segurança do navegador exigindo um nome de usuário e senha: digite admin no campo de usuário e admin no campo de senha, sempre em minúsculas.

Então se abrirá a tela de configuração do Router.


No submenu Basic setup da aba Setup, é onde fazemos as configurações importantes para que o router tenha internet.
Se seu modo de conexão à internet a partir do modem foi DHCP (automática), escolha a opção "Automatic configuration - DHCP".
Se o modo de conexão foi ADSL com necessidade de usuário e senha, Então escolha a opção "PPPoE", colocando os mesmos dados de usuário e senha utilizados para se conectar no modem.

Nessa Tela também é feita a alteração do endereço IP do router (caso o modem tenha o mesmo endereço 192.168.1.1). Para isso, basta alterar a 3ª casa para qualquer numero diferente de 1 e que esteja ente 0 e 254.
Salve as configurações em Save Settings.


Nota: Ao alterar o IP do router, a pagina de configuração cairá e você deverá reiniciar o computador para poder entrar com o novo endereço escolhido.

Configuração Wireless

Para configuração wireless, clique na aba Wireless e no submenu Basic Wireless Settings.
A configuração deverá estar da seguinte forma:


Salve as configurações em Save Settings e vá para o submenu Wireless Security. Configure da seguinte forma:

Novamente salve as configurações. Conecte todos os dispotivos (modem-roteador-computador) e vá para a aba status.
Nessa aba, deverão aparecer os dados que estão vindo do modem e com eles... Internet!!!


Se os dados estiverem todos zerados (0.0.0.0) ou em branco, verifique se todos os cabos estão conectados corretamente ou se não há algum dado errado no nome de usuário e senha cadastrados em PPPoE na aba Setup.

Isso seria tudo por enquanto. Qualquer dúvida é só deixar comentários e se quiserem pedir alguma configuração de algum Modelo específico, também é só comentar.

Até a próxima!

20 comentários:

  1. Muito obrigado,segui as instrucoes e esta tudo bem ate neste momento.

    ResponderExcluir
  2. Olá...Segui este passo a passo mas mesmo assim não estou conseguindo configurar...Tinha um modem D-Link DSL500B que funcionava perfeitamente, mas ele queimou e acabei comprando um TP-Link TD 8816 e desde então não consigo mais usar meu roteador. Se alguém passou pelo mesmo problema e puder me ajudar, ficarei grata, pois honestamente, já não sei mais o que fazer...rs.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite...No meu caso, acontece isto: [ Após digitar o endereço do router, por exemplo: 192.168.1.1, aparecerá uma tela de segurança do navegador exigindo um nome de usuário e senha: digite admin no campo de usuário e admin no campo de senha, sempre em minúsculas. Então se abrirá a tela de configuração do Router.]... não abre esta tela, o que será?
    Grato,
    Aaru

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo tutorial....achei que eu não conseguiria colocar wireless mas foi na "mosca".Vlw

    ResponderExcluir
  5. Olá, não consigo descobrir a senha do wi fi. Pode me ajudar??
    obrigada ** não consigo mudar do WPA Personal para o WPA2 Personal e nem do TKIP para o TKIP + AES **

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já deve ter resolvido, mas vou deixar a resposta pq pode ajudar outra pessoa, atrás do roteador tem um botão de reset vermelho, Pressionar este botão durante 10 segundos restaura o roteador de volta para suas configurações padrão de fábrica com usuario e senha admin.
      Veja mais Instruções http://kb.linksys.com/Linksys/ukp.aspx?pid=86&app=vw&vw=1&login=1&json=1&docid=a1f0c528af394f1b951067e538ede638_13729.xml

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Então...tentei o acesso a internet da Velox e não consegui. Aliás quando conectei todos os cabos no modem eu fico até sem linha telefonica.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela objetividade e clareza nas instruções.

    ResponderExcluir
  9. não consigo entra na pagina de configuração cisco linksys

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo vc conseguiu resolver? Estou com mesmo problema.

      Excluir
  10. Olá a todos!
    Eu me cgamo Fábio e estou tento muita dificuldade em configurar meu modem "telsec ts9000" na velox com o roteador linksys acima. Já reiniciei o modem e deixei em modo "bridge" e fiz a configuração no roteador para PPPoe. Alterei a terceira casa do getway do roteador e nada. Após todos os processos no notebook identifica a rede wi fi porém com um triângulo e exclamação. Se alguém souber e puder, por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  11. Top, bem mastigadinho as explicações. Vlw Bro!

    ResponderExcluir
  12. Boa noite !
    Qual deve ser a configuração de modem TG 508 V2 e roteador Linksys WRT54GS versão 1.1. Uso o velox. A velocidade do hifi é lenta. Se configuro no roteador PPoE fico sem conexão. Deixei no DHCP automático. O modem está roteado. Qual configuração devo usar ?

    Grato

    ResponderExcluir
  13. nao consigo acessar o setup para realizar as configuraçoes... ele ta funcionando normalmento, porem esta sem senha. Como faço pra colocar senha sem acessar o menu? Me ajuda Por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. posso te ajudar, já resolveu o problema da senha? mrgcamacho@gmail.com

      Excluir
  14. Muito obrigado. Suas dicas foram essenciais para eu colocar para funcionar esse roteador encostado depôs que meu filho jogou vinagre no meu roteador novo. Contudo estou com sérias dificuldades para configurar o chromecast. Fazendo a configuração pelo celular ele identifica a rede mas ao tentar a conexão ao final ele não consegue e solicita que verifique a configuração do roteador ou a senha. A senha não é sendo assim busquei informações sobre esse problema na internet. Encontrei algumas coisas e creio que fiz tudo e sem sucesso. Você sabe algo a respeito sobre a configuração necessária para o chromecast.
    Nota: O firmware está atualizado.
    As dicas que encontrei estão abaixo descritas:

    "Verifique se você tem a atualização mais recente do firmware para o roteador no site do fabricante.
    Chromecast só funciona com redes de 2,4 GHz. Para roteadores de banda dupla, garantir que você está se conectando à rede de 2,4 GHz para Chromecast e usar nomes separados para a 2.4GHz e 5GHz rede.
    Se você quiser usar uma rede Wi-Fi oculta, selecione Outro no menu suspenso para seleção de rede durante a instalação e digite o nome da sua rede e senha.
    Se você tem um roteador com filtro de endereços MAC, adicione o endereço MAC do seu Chromecast à lista de dispositivos filtrados. O endereço MAC do seu Chromecast está listado na parte inferior do aplicativo de configuração Chromecast.
    Desativar Access Point isolamento / Cliente no seu roteador ..
    Desativar IGMP Proxy no seu roteador.
    Desabilite quaisquer redes privadas virtuais (VPNs) ou servidores proxy, no seu roteador e / ou computador.
    Desabilitar a seleção automática de canais na banda de 2,4 GHz no seu roteador e atribuir um canal fixo (1, 6 ou 11). Se você tem um telefone ou tablet Android que você pode querer instalar WiFi Analyzer para ajudar na hora de escolher o canal com o mínimo de interferência.
    Habilitar UPnP / Multicast no seu roteador.
    Activar IGMP no seu roteador."

    Com exceção do IGPM creio que tudo foi feito.

    Fico no aguardo de sua ajuda.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite!!! Poderia me ajudar, o meu router fica perdendo a senha do Wi-Fi, Toda vez eu tenho que ficar pondo senha novamente, tem alguma coisa que possa fazer para arrumar isso.
    Desde já grato pela atenção

    ResponderExcluir
  16. domingo, 13 de janeiro de 2013
    Essa é a data da sua publicação!
    Mesmo após sete (07) ainda ajuda!
    Muito obrigado. Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir